[UEM 2016] A Amazônia é uma das regiões de maior biodiversidade na Terra, onde constantemente são descobertas novas espécies de animais e vegetais. Porém, a atividade antrópica tem impedido que muitas espécies tenham condições de sobreviver nesse bioma tão rico. Com base nos conhecimentos de genética de populações e de dinâmica das populações, assinale o que for correto.
01) Apesar da grande diversidade de espécies na Amazônia, desastres ecológicos podem reduzir drasticamente o tamanho de uma população do ponto de vista genético, já que, por acaso e não por adaptação ao ambiente, alguns alelos podem ter suas frequências aumentadas ou podem até mesmo desaparecer. Esse fenômeno é denominado polimorfismo genético.
02) A interação entre uma planta amazônica, que apresenta flores com corola de formato tubular e longo, e o bico de seu agente polinizador é denominada homologia ou irradiação adaptativa.
04) Definindo-se biodiversidade de um ecossistema como a riqueza em espécies, associada à abundância de indivíduos de cada espécie, é correto que esperemos encontrar maior diversidade em uma floresta tropical do que em uma floresta temperada.
08) Considere uma população formada por 100 indivíduos, na qual, em um determinado ano, nasceram 30, morreram 20, imigraram 15 e emigraram 25 indivíduos. Neste ano, a população manteve-se em equilíbrio.
16) População é um conjunto de indivíduos de espécies diferentes, que apresentam uma sucessão ecológica, com mesmo nicho e habitat, num determinado local.
[UEM 2016] Durante a fase do desenvolvimento embrionário humano, ocorre a diferenciação e a especialização de funções das células que formarão os tecidos do indivíduo. Sobre este assunto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Nos humanos, o primeiro tecido a ser formado no período da gástrula é a mesoderme, que originará a epiderme.
02) Todas as células do organismo se originam a partir da célula ovo ou zigoto e são diferenciadas uma das outras devido à meiose que ocorre no período embrionário.
04) A diferenciação e a especialização de funções gera maior eficiência às células e aos tecidos, entretanto gera também uma interdependência e, desta forma, a necessidade de comunicação entre elas.
08) A pele humana é um exemplo de tecido epitelial de revestimento.
16) A matriz extracelular componente dos tecidos é produzida pelos lisossomos e pelos peroxissomos das células do próprio tecido.
[UEM 2016] Sobre a origem da vida na Terra, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) A importância do trabalho de Miller foi ter demonstrado, pela primeira vez, que moléculas orgânicas poderiam ter se formado nas condições da Terra primitiva.
02) Os coacervados são aglomerados isolados de moléculas orgânicas envoltas por uma membrana dupla, formada por duas camadas lipídicas, à semelhança das membranas celulares.
04) A teoria da geração espontânea ou abiogênese foi definitivamente desacreditada pelos experimentos de Pasteur.
08) A fotossíntese contribuiu para a manutenção das taxas de gás carbônico e de oxigênio na atmosfera, fixando gás carbônico atmosférico e oxigênio.
16) O que diferencia organismos autotróficos de heterotróficos é que somente os heterotróficos fazem respiração celular.
[UEM 2016] Quando fazemos exercícios físicos, ocorrem alterações no funcionamento do nosso corpo, como, por exemplo, a elevação da temperatura e a saída de água e íons da célula. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
01) Uma das causas da fadiga muscular, resultante de um esforço muscular intenso, é o excesso de glicogênio e ATP produzido pela fibra muscular cardíaca.
02) Para regular a temperatura corporal, proteínas especiais presentes na membrana plasmática permitem a saída de água e de íons, sem gasto de energia pela membrana, do meio mais concentrado para o menos concentrado. Esse processo é a difusão simples.
04) As glândulas sudoríparas são anexos epidérmicos que eliminam, por meio de um ducto, um fluido que contém água e íons, ajudando a manter a temperatura corporal.
08) Durante uma atividade física, a frequência cardíaca aumenta, o sangue venoso passa do átrio para o ventrículo direito e de lá é bombeado para a artéria pulmonar.
16) O cerebelo é o principal responsável pela coordenação dos movimentos das diversas partes do corpo e pela manutenção do equilíbrio corporal.
[UEM 2016] O organismo humano mantém a temperatura do corpo regulada em mais ou menos 36 oC. Quando a temperatura ambiente cai, ocorrem algumas alterações no metabolismo, reduzindo a perda de calor. Sobre o assunto, é correto afirmar que
01) em ambientes frios, o sistema nervoso estimula a contração dos músculos eretores dos pelos, que eriçam. Em outros mamíferos, isto permite a retenção de uma camada de ar termoisolante em torno da pele.
02) no inverno o organismo necessita ingerir mais alimentos energéticos, como os glicídios ou os carboidratos, para produzir a principal substância envolvida nos processos energéticos biológicos.
04) o aparelho urinário passa a trabalhar menos no inverno, pois toma-se menos água e há economia na eliminação da água, seja pelo suor ou pela urina.
08) o coração sofre bradicardia, provocada pelo sistema nervoso parassimpático. Ocorre também aumento da pressão sanguínea em consequência da redução da perda de calor em climas frios.
16) em climas frios, a pele passa a receber maior quantidade de sangue nos seus vasos mais externos a fim de concentrar maior quantidade de sangue e assim produzir mais calor.