Livro: O Gene Egoísta

por Experimentoteca
o gene egoísta

Como pode um gene ser egoísta?

Parece complicado, mas Richard Dawkins – pesquisador e divulgador científico mundialmente conhecido – fez de seu livro mais famoso uma leitura simples e agradável. Apesar do título, espere poucas explicações baseadas na genética clássica. A maior parte do livro ronda o comportamento animal, sustentado por poucas e simples premissas genéticas. Pelo menos é o que demonstram os muitos e curiosos exemplos que Dawkins utiliza para explicar suas ideias. No livro ele aborda temas como a batalha (evolutiva) dos sexos, o altruísmo verdadeiro e as Estratégias Evolutivamente Estáveis.

A rigor este livro não devia se chamar nem ‘O Cistron Egoísta’ e nem ‘O Cromossomo Egoísta’, mas ‘O grande fragmento levemente egoísta de cromossomo e o pequeno fragmento ainda mais egoísta’. Na melhor das hipóteses este não é um título atraente, de modo que, definindo o gene como um pequeno fragmento de cromossomo que potencialmente dura muitas gerações, chamo o livro de ‘O Gene Egoísta.

(Richard Dawkins, O Gene Egoísta, pág. 55)

A primeira edição de O Gene Egoísta foi publicada em 1976. Até hoje esta teoria é tema de debate e muita discussão. Poucos resistem à tentação de tentar aplicar a teoria ao comportamento humano, embora o próprio autor prefira um pouco mais de cautela: seremos nós os únicos a desafiar a tirania de nossos genes? O livro é leitura obrigatória para qualquer estudante do comportamento animal e da teoria da evolução. Richard Dawkins também é o autor de “O Relojoeiro Cego”, “A Escalada do Monte Improvável”, “A Grande História da Evolução” e muitos outros livros de divulgação científica.

Título: O Gene Egoísta
Autor: Richard Dawkins
Ano da edição: 2001
Editora: Itatiaia

Você também pode se interessar por

Deixe um comentário!

ATENÇÃO: Crianças devem contar com a supervisão de um adulto para realizar qualquer atividade proposta neste site.
Nós usamos cookies. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar