Banco de questões – Saúde – Sinais vitais

por Experimentoteca

[UEM 2016] Em uma colisão entre um carro e uma moto, no trânsito, o motociclista teve uma queda e desmaiou. Os primeiros minutos que se seguem ao acidente são importantíssimos para a garantia de vida da vítima. Dentre tantas providências que se fazem necessárias, nesses casos, é fundamental a observação dos sinais vitais: presença ou não de sangramentos, pulsação, respiração, pressão arterial, temperatura corporal, nível de consciência, dilatação das pupilas e cor da pele. Com relação a estes sinais, é correto afirmar que:

01) Se, ao incidir um foco de luz nos olhos da vítima, a sua pupila não contrair, pode ter ocorrido lesão no tronco encefálico.
02) Se a vítima está desacordada, pode ter havido comprometimento da coluna vertebral, pois em seu interior passa o conjunto de nervos cranianos, cuja lesão pode levar à hemorragia e à paralisia.
04) Se, ao verificar a pulsação (frequência cardíaca) da vítima, forem contadas 50 pulsações por minuto, algo sério pode estar ocorrendo, indicando mal funcionamento do bulbo.
08) Se houver ferimento, a formação de um coágulo poderá estancar o sangue porque a protrombina converteu-se em trombina pela ação da enzima fibrina.
16) Se, inicialmente, a frequência respiratória da vítima desacordada for inferior a 10 movimentos por minuto, diminuirá a concentração de O2 no sangue, estimulando o bulbo, que acionará os músculos respiratórios e o aumento da frequência cardíaca.



Resposta
01 + 04 + 16 = 21

ATENÇÃO: Crianças devem contar com a supervisão de um adulto para realizar qualquer atividade proposta neste site.
Nós usamos cookies. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar