[IFSP 2016] Os estudos dos fósseis trazem evidências de cinco grandes extinções na história da vida no planeta. Na atualidade muitas espécies estão ameaçadas de extinção e muitas foram declaradas extintas. São consideradas algumas explicações para esse fato.
I- Os seres humanos estão destruindo os hábitats naturais de outras espécies de seres vivos.
II- As atividades humanas lançam poluentes nas águas de rios, lagos e oceanos, solos e na atmosfera.
III- Ocorrência do aumento da temperatura global e consequente aumento da temperatura das águas dos oceanos.
IV- Ocorrência do aumento da acidez das águas devido à chuva ácida, provocado pelo lançamento de gases tóxicos.
V- Utilização de extensões cada vez maiores de terra para monocultura.
Estão corretas:
- apenas I, II e III.
- apenas II, III e IV.
- apenas I, IV e V.
- apenas III, IV e V.
- todas as afirmações.
[UFPR 2016] Extinção primária é o desaparecimento de uma espécie decorrente de impactos ambientais causados por ações humanas. A extinção primária de uma espécie pode ter como consequência a extinção de outra espécie. Nesse caso, fala-se em extinção secundária. A probabilidade de ocorrer extinção secundária vai depender de diversos fatores, entre os quais as características da espécie em risco e da sua interação com a primeira espécie extinta. Assinale a alternativa que reúne características que levam a uma maior probabilidade de ocorrer extinção secundária:
[Fuvest 2016] Em relação ao fluxo de energia na biosfera, considere que
- A representa a energia captada pelos produtores;
- B representa a energia liberada (perdida) pelos seres vivos;
- C representa a energia retida (incorporada) pelos seres vivos.
A relação entre A, B e C na biosfera está representada em:
- A < B < C.
- A < C < B.
- A = B = C.
- A = B + C.
- A + C = B.
[Unesp 2016] Em uma área, as aves de uma certa espécie alimentavam-se dos insetos que atacavam uma plantação. As aves também consumiam cerca de 10% da produção de grãos dessa lavoura. Para evitar tal perda, o proprietário obteve autorização para a caça às aves (momento A) em sua área de plantio, mas o resultado, ao longo do tempo, foi uma queda na produção de grãos. A caça às aves foi proibida (momento B) e a produção de grãos aumentou a partir de então, mas não chegou aos níveis anteriores. Ao longo de todo esse processo, a população do único predador natural dessas aves também foi afetada.
No gráfico estão representados os momentos A e B e as linhas representam a variação das populações de aves, de insetos que atacam a plantação e de predadores das aves, bem como a produção de grãos, ao longo do tempo.
No gráfico, as linhas
- 2, 3 e 4 representam, respectivamente, a população de insetos, a população das aves e a população de seu predador.
- 1, 3 e 4 representam, respectivamente, a população das aves, os grãos produzidos pela agricultura e a população de insetos.
- 2, 3 e 4 representam, respectivamente, os grãos produzidos pela agricultura, a população do predador das aves e a população das aves.
- 1, 2 e 3 representam, respectivamente, os grãos produzidos pela agricultura, a população de insetos e a população das aves.
- 1, 2 e 3 representam, respectivamente, os grãos produzidos pela agricultura, a população das aves e a população de seu predador.
[Unicamp 2016] As figuras abaixo representam interações ecológicas.
a) Pode-se afirmar que as interações ecológicas representadas em A e B são associações? Justifique sua resposta.
b) Cite duas interações ecológicas harmônicas.
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