[Fuvest 2019] O processo de acidificação dos oceanos, decorrente das mudanças climáticas globais, afeta diretamente as colônias de corais, influenciando na formação de recifes. Assinale a alternativa que completa corretamente a explicação para esse fenômeno.
O dióxido de carbono dissolvido no oceano
- gera menor quantidade de íons de hidrogênio, o que diminui o pH da água, liberando maior quantidade de íons cálcio, que, por sua vez, se ligam aos carbonatos, aumentando o tamanho dos recifes.
- é absorvido pelo fitoplâncton, entrando no processo fotossintético, e o oxigênio liberado permanece na água do mar, oxidando e matando os recifes de coral.
- leva à formação de ácido carbônico, que, dissociado, gera, ao final, íons de hidrogênio e de carbonato, que se ligam, impedindo a formação do carbonato de cálcio que compõe os recifes de coral.
- é absorvido pelo fitoplâncton, entrando no processo fotossintético, e o oxigênio liberado torna a água do mar mais oxigenada, aumentando a atividade dos corais e o tamanho de seus recifes.
- reage com a água, produzindo ácido carbônico, que permanece no oceano e corrói os recifes de coral, que são formados por carbonato de cálcio.
[Fuvest 2019] O aquecimento global resulta do seguinte fenômeno: parte da energia solar incidente sobre a Terra é irradiada de volta ao espaço, sendo bloqueada, em grande parte, por gases de efeito estufa, o que aumenta a temperatura do planeta. As alternativas apresentam: I‐ o motivo pelo qual os raios solares conseguem penetrar a atmosfera terrestre, mas, ao serem refletidos, são barrados, em grande parte, pelos gases de efeito estufa; II‐ uma das causas diretas do aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.
Os itens I e II estão corretamente indicados em:
- (I) A energia solar incide na atmosfera em comprimentos de onda menores e é refletida em comprimentos de onda maiores. (II) Destruição de florestas nativas.
- (I) A energia solar incide na atmosfera em comprimentos de onda maiores e é refletida em comprimentos de onda menores. (II) Represamento dos rios para abastecimento de hidrelétricas.
- (I) A energia solar incide na atmosfera e é refletida em ondas de mesmo comprimento. (II) Plantio de árvores exóticas no lugar de árvores nativas.
- (I) A energia solar incide na atmosfera em comprimentos de onda maiores e é refletida em comprimentos de onda menores. (II) Uso de combustível fóssil.
- (I) A energia solar incide na atmosfera em comprimentos de onda menores e é refletida em comprimentos de onda maiores. (II) Uso da água dos rios para o abastecimento domiciliar.
[Unicamp 2019] Nos últimos anos, foram desenvolvidos vários processos tecnológicos para a biodegradação dos plásticos PE (polietileno) e PET (polietilenotereftalato), amplamente utilizados na fabricação de embalagens. Em países desenvolvidos, apenas ¼ do total de PE produzido é reciclado; o restante é descartado em aterros sanitários ou queimado por combustão, resultando em enorme ônus ambiental.
a) Em um estudo inicial, verificou-se que lagartas vivas da mariposa Galleria mellonella são capazes de reduzir a massa de sacolas plásticas de PE. Posteriormente, lagartas dessa espécie foram maceradas para produzir um extrato líquido, que foi então depositado por 10 horas sobre um pedaço de PE. O gráfico abaixo mostra a massa restante por cm2 de PE na ausência e na presença do extrato após 10 horas.
Por que os dados do gráfico confirmam que a redução da massa das sacolas plásticas causada pela presença das lagartas vivas não é resultado apenas da mastigação mecânica pelos insetos? Considerando que a taxa de degradação de PE definida no gráfico permanece constante, quantas horas seriam necessárias para uma quantidade suficiente de extrato degradar todo o pedaço de PE? Explique.
b) Mais recentemente, um grupo de pesquisadores descobriu uma bactéria encontrada em aterros sanitários no Japão, denominada Ideonella sakaiensis, capaz de fragmentar o PET em unidades menores, processo que depende de uma enzima específica, chamada PETase. Foi sugerido que o genoma da I. sakaiensis poderia ser utilizado para a criação de uma bactéria transgênica a ser empregada em processos industriais de reciclagem de resíduos plásticos. O que é transgenia? Para
criar tal bactéria transgênica, que parte do genoma da I. sakaiensis seria essencial?
(Fontes: Paolo Bombelli e outros, Polyethylene bio-degradation by caterpillars of the wax moth Galleria mellonella. Current Biology, Cambridge, v. 27, p.R283–R293, abr. 2017. Harry P. Austin e outros, Characterization and engineering of a plastic-degrading aromatic polyesterase. Proceedings of the National Academy of Sciences of the USA, Washington, v. 115, p. E4350-E4357, maio 2018. Esse estudo teve a participação do grupo liderado pelo Prof. Dr. Munir Skaf, Pró-Reitor de Pesquisa da UNICAMP.)
[Fuvest 2019] Nas margens de um rio, verificava‐se a seguinte cadeia trófica: o capim ali presente servia de alimento para gafanhotos, que, por sua vez, eram predados por passarinhos, cuja espécie só corria naquele ambiente e tinha exclusivamente os gafanhotos como alimento; tais passarinhos eram predados por gaviões da região.
A lama tóxica que vazou de uma empresa mineradora matou quase totalmente o capim ali existente. É correto afirmar que, em seguida, o consumidor secundário
- teve sua população reduzida como consequência direta do aumento da biomassa no primeiro nível trófico da cadeia.
- teve sua população reduzida como consequência indireta da diminuição da biomassa no primeiro nível trófico da cadeia.
- não teve sua população afetada, pois o efeito da lama tóxica se deu sobre o primeiro nível trófico da cadeia e não sobre o segundo.
- não teve sua população afetada, pois a lama tóxica não teve efeito direto sobre ele, mas sim sobre um nível trófico inferior.
- teve sua população aumentada como consequência direta do aumento da biomassa no segundo nível trófico da cadeia.
[Fuvest 2019] A tabela lista características bióticas e abióticas associadas a alguns biomas brasileiros.
Escolha a alternativa que lista os biomas corretos, na ordem em que aparecem nas linhas da tabela (I a IV).
- I‐Floresta Amazônica; II‐Cerrado; III‐Mata Atlântica; IV‐Caatinga.
- I‐ Floresta Amazônica; II‐Pampas; III‐Mata Atlântica; IV‐Cerrado.
- I‐Mata Atlântica; II‐Cerrado; III‐Floresta Amazônica; IV‐Caatinga.
- I‐Mata Atlântica; II‐Pampas; III‐Floresta Amazônica; IV‐Cerrado.
- I‐Pampas; II‐Mata Atlântica; III‐Cerrado; IV‐ Floresta Amazônica.