[UFSCar 2008] A energia luminosa do Sol é transformada, por alguns organismos, em energia química. Nas cadeias alimentares, o fluxo dessa energia é unidirecional. Por outro lado, a matéria que compõe os seres vivos se mantém em quantidades praticamente constantes. Essas duas afirmações se justificam porque
- cada nível trófico capta energia luminosa que é acumulada, assim como a matéria, na passagem dos níveis tróficos, desde os produtores até os decompositores.
- a energia aumenta na passagem de um nível trófico para outro e a matéria reciclada é acumulada.
- a energia flui do último nível trófico para o primeiro por reciclagem, juntamente com a matéria orgânica.
- a energia captada pelos produtores é transferida de um nível trófico para outro, sempre em menor quantidade, até os decompositores, enquanto que a matéria é reciclada.
- a energia dissipa-se apenas pela ação dos decompositores, que reciclam a matéria orgânica.
[UFMG 2008] A fotossíntese e a respiração são processos fundamentais para a manutenção da biodiversidade na Terra. Considerando-se esses dois processos, é CORRETO afirmar que ambos
- ocorrem em seres heterotróficos.
- participam do ciclo do carbono.
- produzem diferentes formas de energia.
- se realizam alternadamente durante o dia.
[UFMG 2008] 1. Considerando as possíveis interações alimentares entre insetos e plantas representadas no esquema abaixo, IDENTIFIQUE, em cada um dos quadros em branco, o organismo caracterizado na respectiva coluna.
2. Ao capturarem insetos, as plantas incorporam substâncias fundamentais para seu próprio desenvolvimento.
IDENTIFIQUE uma dessas substâncias e DESCREVA uma conseqüência, para a planta, da deficiência de tal substância.
Substância:
Conseqüência da deficiência:
[UFSCar 2008] Em um experimento, populações de tamanho conhecido de duas espécies de insetos (A e B) foram colocadas cada uma em um recipiente diferente (recipientes 1 e 2). Em um terceiro recipiente (recipiente 3), ambas as espécies foram colocadas juntas.
Durante certo tempo, foram feitas contagens do número de indivíduos em cada recipiente e os resultados representados nos gráficos.
A partir desses resultados, pode-se concluir que
- a espécie A se beneficia da interação com a espécie B.
- o crescimento populacional da espécie A independe da presença de B.
- a espécie B depende da espécie A para manter constante o número de indivíduos.
- a espécie B tem melhor desempenho quando em competição com a espécie A.
- o número de indivíduos de ambas se mantém constante ao longo do tempo quando as duas populações se desenvolvem separadamente.
[UFMG 2008] Analise estas curvas resultantes da análise dos dados obtidos em um experimento desenvolvido para se avaliar a taxa de sobrevivência dos indivíduos de três diferentes populações:
1. A partir dessa análise, suponha de que modo esse experimento foi planejado, bem como os tipos de dados que, obtidos ao longo das observações, possibilitaram a construção dessas curvas de sobrevivência.
Considerando essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, INDIQUE
A) as características iniciais das populações estudadas.
B) os tipos de dados coletados ao longo do experimento.
2. Considerando as informações fornecidas pela curva I, JUSTIFIQUE a adequada qualidade de vida da população nela representada.
3. Suponha que a curva III representa uma população vetora de determinada doença. Com base nessa suposição, CITE a fase da vida dessa população que deve ser controlada para se evitar a disseminação da doença.
JUSTIFIQUE sua resposta.
Fase da vida:
Justificativa:
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