[Unicamp 2014] Os diagramas abaixo ilustram a frequência percentual de indivíduos com diferentes tamanhos de bico, para duas espécies de tentilhões (gênero Geospiza) encontradas em três ilhas do arquipélago de Galápagos, no oceano Pacífico. As frequências de indivíduos com bicos de diferentes profundidades (indicadas pelas setas) são mostradas para cada espécie, em cada ilha. Sabendo-se que ambas as espécies se alimentam de sementes, indique a interpretação correta para os resultados apresentados.
- Trata-se de um exemplo de cooperação entre as duas espécies, que procuram por alimento juntas, quando estão em simpatria.
- Trata-se de um exemplo de deslocamento de caracteres resultante de competição entre as duas espécies na situação de simpatria.
- Trata-se de um exemplo de predação mútua entre as espécies, levando à exclusão de G. fuliginosa na ilha Daphne, e de G. fortis na ilha Los Hermanos.
- Trata-se de um caso de repulsa mútua entre as duas espécies, sendo mais perceptível nas ilhas Daphne e Los Hermanos.
[PUC-Rio 2014]
A partir da observação do gráfico acima, que mostra diferentes tipos de crescimento populacional, é correto afirmar que as letras a, b e c representam, respectivamente:
- uma curva de crescimento real, uma curva de crescimento exponencial e a resistência ambiental.
- uma curva de crescimento real, uma curva de potencial biótico e a resistência ambiental.
- uma curva de potencial biótico, uma curva de crescimento real e a resistência ambiental.
- uma curva de potencial biótico, uma curva de crescimento exponencial e a resistência ambiental.
- uma curva de potencial biótico, uma curva de crescimento real e a capacidade de suporte do ambiente.
[IFSP 2014] O gráfico abaixo mostra a variação da temperatura global do planeta de 1880 a 2000.
A variação da temperatura global observada no gráfico ao longo de todo o período representado pode ser explicada corretamente
- pela substituição da matriz energética baseada em petróleo pela energia eólica.
- pelo aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera.
- pelo aumento da área florestada no planeta.
- pela redução da camada de ozônio.
- pela diminuição do efeito estufa.
[PUC-Rio 2014] O cladograma abaixo representa as relações filogenéticas dos principais grupos vegetais. A linha inclinada é uma representação do tempo, e os ramos laterais apontam a ocorrência de importantes eventos evolutivos:
No cladograma, os símbolos I, II e III representam, respectivamente, o surgimento de:
- vasos condutores, flores e frutos, sementes.
- sementes, flores e frutos, vasos condutores.
- flores e frutos, vasos condutores, sementes.
- vasos condutores, sementes, flores e frutos.
- flores e frutos, sementes, vasos condutores.
[PUC-Rio 2014] Analise o cladograma abaixo e as afirmações apresentadas:
I – Para a classe Reptilia ser considerada monofilética, é preciso incluir as Aves dentro do grupo.
II – Aves e dinossauros possuem um ancestral comum.
III – Tartarugas, lagartos e cobras formam um grupo mo- fi lético.
IV – Os crocodilos são filogeneticamente mais próximos das aves do que dos lagartos.
É correto APENAS o que se afirma em:
- I e III.
- II e III.
- I e IV.
- I, II e IV.
- II, III e IV.