[UFMG 2010]
Um estudo chinês vem anunciando resultados promissores para o desenvolvimento de um anticoncepcional para homens. O tratamento, com eficácia de 99%, consiste em aplicar-se, no interessado, uma injeção mensal de testosterona.Folha de S.Paulo, 8 maio 2009. (Adaptado)
Analise estas figuras:
Legenda:
• FSH – Hormônio foliculoestimulante
• GnRH – Hormônio liberador de gonadotrofinas
• LH – Hormônio luteinizante
Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que a testosterona injetada
- age sobre os túbulos seminíferos, inibindo a espermatogênese.
- bloqueia diretamente as funções das células de Leydig.
- inibe a liberação dos hormônios LH e FSH pela hipófise.
- reduz a produção de gonadotrofinas na glândula pineal.
[UNESP 2010] No quadro negro, a professora anotou duas equações químicas que representam dois importantes processos biológicos, e pediu
aos alunos que fizessem algumas afirmações sobre elas. Equações:
I. 12 H2O + 6CO2 → C6H12O6 + 6O2 + 6H2O
II. C6H12O6 + 6O2 → 6H2O + 6CO2
Pedro afirmou que, na equação I, o oxigênio do gás carbônico será liberado para a atmosfera na forma de O2.
João afirmou que a equação I está errada, pois o processo em questão não forma água.
Mariana afirmou que o processo representado pela equação II ocorre nos seres autótrofos e nos heterótrofos.
Felipe afirmou que o processo representado pela equação I ocorre apenas em um dos cinco reinos: Plantae.
Patrícia afirmou que o processo representado pela equação II fornece, à maioria dos organismos, a energia necessária para suas atividades metabólicas.
Pode-se dizer que
- todos os alunos erraram em suas afirmações.
- todos os alunos fizeram afirmações corretas.
- apenas as meninas fizeram afirmações corretas.
- apenas os meninos fizeram afirmações corretas.
- apenas dois meninos e uma menina fizeram afirmações corretas.
[IFSP 2010] Analise o esquema, a seguir, que representa a ação de diferentes hormônios femininos durante o ciclo menstrual.
Em relação a esse processo e tendo por base as informações contidas no esquema, assinale a alternativa correta.
- O aumento da concentração do hormônio IV é responsável pela maturação do óvulo.
- O aumento da concentração do hormônio I estimula a produção dos hormônios II, III e IV.
- O hormônio II é o LH (hormônio luteinizante), que induz a formação do corpo amarelo ou lúteo.
- O folículo ovariano em desenvolvimento secreta hormônio I, que corresponde ao estrógeno, e é responsável pelo aparecimento das características sexuais femininas secundárias.
- O hormônio III é o FSH (hormônio folículo estimulante), que inibe a ovulação e atua sobre o folículo rompido, que passa a produzir doses crescentes do hormônio IV (progesterona).
[Enem 2010] Diversos comportamentos e funções fisiológicas do nosso corpo são periódicos; sendo assim, são classificados como ritmo biológico. Quando o ritmo biológico responde a um período aproximado de 24 horas, ele é denominado ritmo circadiano. Esse ritmo diário é mantido pelas pistas ambientais de claro-escuro e determina comportamentos como o ciclo do sono-vigília e o da alimentação. Uma pessoa, em condições normais, acorda às 8 h e vai dormir às 21 h, mantendo seu ciclo de sono dentro do ritmo dia e noite. Imagine que essa mesma pessoa tenha sido mantida numa sala totalmente escura por mais de quinze dias. Ao sair de lá, ela dormia às 18 h e acordava às 3 h da manhã. Além disso, dormia mais vezes durante o dia, por curtos períodos de tempo, e havia perdido a noção da contagem dos dias, pois, quando saiu, achou que havia passado muito mais tempo no escuro.
BRANDÃO, M. L. Psicofisiologia. São Paulo: Atheneu, 2000 (adaptado).
Em função das características observadas, conclui-se que a pessoa
- apresentou aumento do seu período de sono contínuo e passou a dormir durante o dia, pois seu ritmo biológico foi alterado apenas no período noturno.
- apresentou pouca alteração do seu ritmo circadiano, sendo que sua noção de tempo foi alterada somente pela sua falta de atenção à passagem do tempo.
- estava com seu ritmo já alterado antes de entrar na sala, o que significa que apenas progrediu para um estado mais avançado de perda do ritmo biológico no escuro.
- teve seu ritmo biológico alterado devido à ausência de luz e de contato com o mundo externo, no qual a noção de tempo de um dia é modulada pela presença ou ausência do sol.
- deveria não ter apresentado nenhuma mudança do seu período de sono porque, na realidade, continua com o seu ritmo normal, independentemente do ambiente em que seja colocada.
[IFSP 2010] O gráfico a seguir evidencia a variação da temperatura corporal de dois grupos de animais, A e B, em relação às alterações da temperatura do ambiente.
Assinale a alternativa correta.
- Os animais representados pelo traço A são endotermos ou homeotermos.
- Os animais representados pelo traço B são ectotermos ou pecilotermos.
- Os peixes, répteis e aves têm a variação de temperatura corporal semelhante à do grupo de animais do traço A, isto é, determinada pelas oscilações da temperatura ambiental.
- Os animais representados pelo traço B apresentam mecanismos de isolamento térmico, como a presença de penas, pelos, camada de gordura subcutânea e alterações metabólicas.
- Os mamíferos têm a variação de temperatura corporal semelhante à dos animais do traço B, isto é, são incapazes de manter a temperatura corporal elevada e aproximadamente constante em relação à temperatura ambiental.