[Fuvest 2014] As Figuras I, II e III esquematizam a circulação sanguínea em diferentes vertebrados.
a) Analise a Figura II. A partir da cavidade apontada pela seta, ordene as demais cavidades cardíacas e os circuitos 1 e 2, na sequência correspondente à circulação do sangue.
b) Faça o mesmo, em relação à Figura III.
c) Qual(is) das três figuras mostra(m) o coração em que há mistura de sangue arterial e sangue venoso?
d) Dê um exemplo de grupo de vertebrados para o tipo de circulação esquematizado em cada uma das três
figuras.
[Fuvest 2014] Em mamíferos saudáveis, a concentração de excreta nitrogenada difere na urina de herbívoros comedores de grama e de carnívoros estritos.
a) Que excreta nitrogenada está presente na urina dos animais de cada um desses grupos?
b) Em qual desses grupos de animais a concentração de excreta nitrogenada é maior? Justifique sua resposta.
[Fuvest 2014] O mecanismo de reabsorção renal da glicose pode ser comparado com o que acontece numa esteira rolante que se move a uma velocidade constante, como representado na figura abaixo. Quando a concentração de glicose no filtrado glomerular é baixa (A), a “esteira rolante” trabalha com folga e toda a glicose é reabsorvida. Quando a concentração de glicose no filtrado glomerular aumenta e atinge determinado nível (B), a “esteira rolante” trabalha com todos os compartimentos ocupados, ou seja, com sua capacidade máxima de transporte, permitindo a reabsorção da glicose. Se a concentração de glicose no filtrado ultrapassa esse limiar (C), como ocorre em pessoas com diabetes melito, parte da glicose escapa do transporte e aparece na urina.
Analise as seguintes afirmações sobre o mecanismo de reabsorção renal da glicose, em pessoas saudáveis:
I. Mantém constante a concentração de glicose no sangue.
II. Impede que a concentração de glicose no filtrado glomerular diminua.
III. Evita que haja excreção de glicose, que, assim, pode ser utilizada pelas células do corpo.
Está correto apenas o que se afirma em
- I
- II
- III
- I e II
- I e III
[Fuvest 2014] Na telefonia celular, a voz é transformada em sinais elétricos que caminham como ondas de rádio. Como a onda viaja pelo ar, o fio não é necessário. O celular recebe esse nome porque as regiões atendidas pelo serviço foram divididas em áreas chamadas células. Cada célula capta a mensagem e a transfere diretamente para uma central de controle.
www.física.cdcc.usp.br. Acessado em 22/07/2013. Adaptado.No que se refere à transmissão da informação no sistema nervoso, uma analogia entre a telefonia celular e o que ocorre no corpo humano
- é completamente válida, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em sinais elétricos transmitidos por uma célula, sem intermediários, a uma central de controle.
- é válida apenas em parte, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em sinais elétricos que resultam em resposta imediata, sem atingir uma central de controle.
- é válida apenas em parte, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em sinais elétricos transferidos, célula a célula, até uma central de controle.
- não é válida, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em estímulos hormonais, transmitidos rapidamente a uma central de controle.
- não é válida, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em sinais químicos e elétricos, transferidos a vários pontos periféricos de controle.
[Fuvest 2014] Os genes que condicionam a visão para cores e a síntese da enzima G6PD (desidrogenase da glicose‐6‐fosfato) estão localizados no cromossomo X humano. O alelo recessivo d determina o daltonismo e o alelo recessivo g, a deficiência da enzima G6PD.
No heredograma ao lado, o homem I‐1 é daltônico e tem também deficiência da enzima G6PD. Sua mulher I‐2 é homozigótica, com visão normal para cores, não tendo deficiência de G6PD. A filha II‐1 desse casal casou‐se com o homem II‐2, que possui visão normal para cores e não tem deficiência de G6PD. Os quatro filhos desse casal (III‐1, 2, 3 e 4) diferem entre si quanto aos fenótipos em relação à visão para cores e à síntese de G6PD.
Com relação a essas características,
a) quais são os genótipos de I‐1 e I‐2?
b) quais são os genótipos de II‐1 e II‐2?
c) que fenótipos e respectivos genótipos os filhos de II‐1 e II‐2 podem ter?
d) explique como III‐1, 2, 3 e 4 podem ter herdado genótipos diferentes.
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