[Unicamp 2015] A figura abaixo representa relações existentes entre organismos vivos.
a) O que é representado na figura? Que tipo de organismo é representado por X?
b) Qual seria a consequência do desaparecimento das aves mostradas na figura acima? Qual seria a consequência do desaparecimento das plantas mostradas na figura acima?
[Unicamp 2015] O estudo do desenvolvimento embrionário é importante para se entender a evolução dos animais. Observe as imagens abaixo.
- O animal A apresenta simetria bilateral e é celomado.
- O animal B apresenta simetria radial e é celomado.
- O animal A apresenta simetria radial e é acelomado.
- O animal B apresenta simetria bilateral e é acelomado.
[Unicamp 2015] Os fósseis são uma evidência de que nosso planeta foi habitado por organismos que já não existem atualmente, mas que apresentam semelhanças com organismos que o habitam hoje.
a) Por que espécies diferentes apresentam semelhanças anatômicas, fisiológicas e bioquímicas?
b) Cite quatro características que todos os seres vivos têm em comum.
[Unicamp 2015] A vaca é um ruminante, cujo estômago tem compartimentos onde ocorre o processo de digestão da celulose. Esse processo é auxiliado por microrganismos.
a) Que tipo de relação biológica existe entre a vaca e esses outros seres vivos? Justifique.
b) Que nutrientes do mesmo grupo da celulose os humanos conseguem digerir?
[Unicamp 2015] O crescimento das plantas é afetado pelo balanço entre a fotossíntese e a respiração. O padrão de resposta desses dois importantes processos fisiológicos em função da temperatura é apresentado nos gráficos abaixo, relativos a duas espécies de plantas.
Sobre as espécies X e Y, é correto afirmar:
- A espécie Y não apresenta ganho líquido de carbono a 15°C.
- As duas espécies têm perda líquida de carbono a 45°C.
- A espécie Y crescerá menos do que a espécie X a 25 °C.
- As duas espécies têm ganho líquido de carbono a 45°C.