[UFSC 2016]
Há registros de declínio expressivo de populações de abelhas melíferas em vários países, inclusive no Brasil. O desaparecimento das fabricantes de mel preocupa não só pela ameaça à existência desse produto, mas também porque as abelhas têm chamado a atenção principalmente pelo importante papel ecológico. Elas são responsáveis por 70% da polinização dos vegetais consumidos no mundo, ao transportar o pólen de uma flor para outra. Entre as prováveis causas para o desaparecimento das abelhas estão os componentes químicos presentes nos defensivos agrícolas, as mudanças climáticas e a infestação por um ácaro que se alimenta da hemolinfa das abelhas.
Na busca por respostas, o Instituto Tecnológico Vale, em Belém (PA), em colaboração com a Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial, na Austrália, desenvolveu microssensores (pequenos quadrados com 2,5 milímetros de cada lado e massa de 5,4 miligramas, indicado pela seta), que são colados no tórax das abelhas da espécie Apis mellifera africanizada para avaliação do seu comportamento sob a influência de pesticidas e de eventos climáticos.
ERENO, Dinorah. Abelhas vigiadas. Pesquisa Fapesp: 221, p. 70-73, jul. 2014. [Adaptado].
Sobre assuntos relacionados ao texto, é CORRETO afirmar que:
01. tanto os ácaros como as abelhas são insetos que apresentam exoesqueleto constituído basicamente pela proteína quitina.
02. considerando que o microssensor represente cerca de 5% da massa corporal de cada abelha, os espécimes utilizados nesta pesquisa devem apresentar uma massa corporal em torno de 27 miligramas para que não tenham sua capacidade de voo afetada.
04. a relação ecológica entre ácaro e abelha descrita no texto é desarmônica e interespecífica.
08. a polinização mediada por abelhas ocorre na maioria das espécies das plantas vasculares, entre as quais há representantes das Angiospermas, Gimnospermas e Pteridófitas.
16. a reprodução das abelhas pode ocorrer de forma assexuada ou sexuada; na reprodução assexuada, por partenogênese, as rainhas depositam ovos não fecundados que originam os machos diploides.
32. segundo as normas de nomenclatura estabelecidas por Carl Linnaeus, o nome científico da abelha presente no texto, por estar no meio de uma frase, também pode ser grafado apis mellifera.
[UEM 2016] Com base nos conhecimentos de Classificação Biológica, assinale o que for correto.
01) As denominações Felis chaus nilotica e Felis silvestris lybica indicam duas subespécies de duas espécies de um mesmo gênero.
02) A idéia de que a classificação biológica passaria a refletir as relações de parentesco entre os diversos grupos de seres vivos foi proposta originalmente por Lineu.
04) Diagramas que mostram as possíveis relações de parentesco evolutivo entre os seres vivos são chamados atualmente de árvores genealógicas.
08) Whittaker reconheceu e ampliou a proposta de quatro reinos de Copeland (Animalia, Plantae, Protista e Monera), sugerindo a retirada dos fungos do reino Protista e sua colocação no Reino Fungi.
16) Classificações recentes têm proposto a divisão dos seres vivos em três grandes domínios: Bacteria, que inclui as bactérias verdadeiras; Archaea, que inclui as arqueas; e Eukarya, que compreende todos os seres eucarióticos.
[UEM 2016] O Homem-Aranha, identidade secreta de Peter Parker, um dos super-heróis de histórias em quadrinhos e do cinema, teve sua origem ao ser picado por uma aranha alterada geneticamente por uma radiação recebida. Esse fato induziu nele uma mutação, conferindo-lhe poderes especiais, como a capacidade de construir sua própria teia, de escalar edifícios e dar grandes saltos. Apesar da fantasia envolvida, essa história nos possibilita pensar sobre aranhas, mutações genéticas e suas consequências. Com base nos conhecimentos sobre esses assuntos, assinale o que for correto.
01) As aranhas são quelicerados com o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen. Apresentam também oito pares de pernas no tórax, quelíceras e pedipalpos, e um par de antenas diminutas. Não possuem asas.
02) A aranha armadeira inocula sua peçonha por meio de ferrões localizados nas quelíceras, causando dor local intensa por todo o membro atingido. Em crianças os acidentes são mais graves.
04) O abdômen segmentado das aranhas é coberto de cerdas quitinosas, e apenas as fêmeas possuem fiandeiras na extremidade posterior, para a confecção das teias.
08) Mutação cromossômica ou aberração cromossômica é uma alteração na frequência das bases nitrogenadas do DNA.
16) O número de cromossomos, assim como o número e a ordenação dos genes em cada cromossomo, são constantes em uma mesma espécie.
[UEM 2016] Algumas pessoas de baixa renda exploram lixões a céu aberto em busca de restos de matéria orgânica para sua nutrição e de objetos de valor econômico para ganho de renda, o que coloca em risco sua própria saúde. Sobre este assunto, assinale o que for correto.
01) Os lixões a céu aberto, devido ao baixo custo operacional, representam a melhor opção de tratamento do lixo produzido pela sociedade.
02) A separação de materiais componentes do lixo permite a utilização da matéria orgânica em biodigestores e a reciclagem de metais e plásticos, reduzindo o impacto ambiental do lixo.
04) A matéria orgânica encontrada em lixões não pode ser ingerida por humanos, pois não contém as moléculas orgânicas necessárias à vida e, por isso, não nutre o indivíduo.
08) Em indivíduo privado de alimento e sem reservas no corpo, as células realizam autofagia com a ação dos lisossomos, num esforço de sobrevivência.
16) O risco à saúde dos frequentadores de lixões se deve à intensa proliferação de agentes transmissores de doenças nestes locais, bem como ao consumo de matéria em decomposição, repleta de microorganismos.
[UFSC 2016] Presentes em vários processos industriais de fermentação, os fungos, por meio de um processo químico mediado por suas enzimas, são capazes de produzir, em laboratório, nanopartículas biológicas de prata com potencial antibacteriano para uso, por exemplo, em lençóis, fronhas e aventais usados em hospitais.
Sobre os fungos, é CORRETO afirmar que:
01. pesquisas em biologia molecular e biotecnologia utilizam fungos porque as suas células procarióticas são fáceis de manipular e cultivar.
02. na fabricação de pães, a fermentação alcoólica realizada por leveduras libera gás carbônico, o que torna a massa do pão aerada.
04. a decomposição de substâncias orgânicas é realizada por algumas espécies de fungo e não é importante para os ecossistemas.
08. os fungos não podem ser utilizados como controle biológico em lavouras porque sempre causam doenças às plantas, como as observadas em associações desarmônicas entre fungos específicos e raízes de plantas conhecidas como micorrizas.
16. as nanopartículas descritas no texto podem ser utilizadas no combate às contaminações bacterianas, como as micoses.
32. além da possibilidade biotecnológica relatada no texto, alguns fungos produzem antibióticos, como a penicilina, usados no tratamento de infecções bacterianas.