[UEM 2014] Analise as afirmativas sobre sucessão ecológica e assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) A sucessão ecológica é regulada pela comunidade biológica e também pelos fatores abióticos que podem limitar a extensão do desenvolvimento das espécies.
02) Ao longo do processo de sucessão, observa-se aumento na diversidade de espécies, aumento de nichos ecológicos e diminuição da produtividade primária líquida.
04) As espécies pioneiras são fundamentais para a sucessão, pois promovem alterações ambientais que propiciam o estabelecimento das comunidades intermediárias.
08) Os liquens são considerados indicadores de comunidades clímax, uma vez que necessitam de condições favoráveis, como sombra e umidade, para sobreviverem.
16) O processo de sucessão secundária ocorre logo após a sucessão primária e apresenta maior diversidade de espécies e de indivíduos.
[UFSC 2014] O diagrama abaixo representa uma possível teia alimentar marinha antártica.
Com base nas informações contidas no diagrama, bem como em conceitos ecológicos, indique a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01) O fitoplâncton configura o grupo dos produtores e os seres que se alimentam dele são consumidores secundários.
02) As baleias com dentes participam de três níveis tróficos diferentes.
04) Cerca de 10% da energia armazenada na matéria orgânica de cada nível trófico é convertida em matéria orgânica no nível trófico seguinte. Este fato é considerado relevante para a inexistência de cadeias alimentares muito longas.
08) Os decompositores, não representados na teia alimentar acima, têm papel fundamental na ciclagem de nutrientes.
16) O krill e a lula podem ser consumidores secundários ou terciários.
32) A biomassa da população de baleias é menor do que a biomassa da população de fitoplâncton no ecossistema antártico.
64) Na teia representada, existe apenas um indivíduo ocupando o topo da cadeia alimentar.
[UEM 2014] A teoria da evolução biológica é considerada a base da biologia moderna e existem várias evidências que a corroboram. Sobre essas evidências, assinale o que for correto.
01) O estudo dos fósseis possibilita o conhecimento dos organismos que viveram na Terra, bem como suas modificações no decorrer do tempo.
02) A análise de moléculas, como ácidos nucleicos e proteínas, fornece dados sobre os polimorfismos que facilitaram a evolução das populações.
04) Evolutivamente, a presença de órgãos homólogos indica irradiação adaptativa, em que organismos aparentados obtiveram órgãos adaptados ao ambiente em que vivem.
08) As provas embriológicas usadas para evidenciar a evolução são baseadas nas grandes diferenças observadas nos embriões de animais de classes diferentes, principalmente nas etapas finais de seu desenvolvimento.
16) Do ponto de vista evolutivo, a presença de estruturas vestigiais em uma espécie indica ancestralidade comum e parentesco entre espécies diferentes.
[UEM 2014] Sobre evolução humana, assinale o que for correto.
01) A espécie Homo sapiens pertence à Família Hominidae e à Ordem Primata.
02) Os gêneros Australopithecus e Homo fazem parte do grupo dos hominídeos.
04) A primeira espécie do gênero Homo recebeu nome de Homo habilis.
08) Considerando os estudos dos fósseis, o primata mais próximo do homem moderno foi o Homem de Cro-Magnon.
16) Estudos dos fósseis mostram que os representantes dos prossímios foram os primeiros primatas que começaram a apresentar a postura ereta.
[UFSC 2014]
A maioria das pessoas aceita sem embaraços os resultados da pesquisa científica experimental quando ela se aplica às outras partes do corpo: não nos sentimos incomodados, por exemplo, com o conhecimento de que o coração não é a sede das emoções… No entanto, a ideia de que a mente e a espiritualidade humanas se originam num órgão físico, o cérebro, parece nova e desconcertante para algumas pessoas. Elas acham difícil acreditar que o cérebro é um órgão computacional de processamento de informações cujo extraordinário poder resulta, não do seu mistério, mas de sua complexidade – da enorme quantidade, variedade e interatividade de suas células nervosas.
KANDEL, Eric R. Em busca da mente: o nascimento de uma nova ciência da mente. São Paulo: Cia. das Letras, 2009. p. 23.
Analise as proposições abaixo e indique a soma da(s) CORRETA(S).
01) O cérebro de um indivíduo adulto tem sua origem embrionária a partir da região posterior do tubo neural.
02) O cérebro possui áreas responsáveis por sensações, movimentos, enquanto que associações como, por exemplo, as lembranças são processadas no cerebelo.
04) Os gliócitos ou células gliais fazem parte do cérebro e são células responsáveis por dar sustentação e nutrir os neurônios.
08) A comunicação entre neurônios normalmente é feita através das sinapses químicas, as quais se caracterizam pela ausência de contato físico entre os neurônios envolvidos.
16) Nas sinapses químicas, ocorre a liberação de moléculas neurotransmissoras como, por exemplo, a adrenalina, a serotonina e a dopamina.
32) Substâncias químicas como os opiáceos e a nicotina, entre outros, não interferem nas sinapses químicas estabelecidas entre os neurônios.