Banco de questões – Citologia – Entrada e saída de íons

por Experimentoteca

[UEM 2015] A célula é a unidade fundamental para a vida biológica. Uma célula eucariótica é formada por um núcleo que está envolvido pelo citoplasma e esse está rodeado por uma membrana chamada membrana plasmática. Uma das características das células é a capacidade de controlar a entrada e a saída de íons (cargas elétricas) através da membrana plasmática. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

01) Íons, por exemplo Na+ e K+, são encontrados em diferentes quantidades no interior e no exterior da célula. Esses íons são separados pela membrana plasmática, o que causa uma diferença de potencial elétrico entre o interior e o exterior da célula.
02) O interior e o exterior das células são formados por soluções salinas, que são boas condutoras elétricas. Já a membrana plasmática que separa essas duas soluções condutoras pode ser considerada um dielétrico. Assim, temos configurado um capacitor elétrico.
04) Um valor típico para a diferença de potencial entre o interior e o exterior de uma célula é ΔV = 70 mV. Considerando que a carga elétrica localizada nas proximidades da membrana plasmática é de 1,4×10-13 C, podemos dizer que esta célula possui uma capacitância de 2,0×10-12 F.
08) Mudanças no valor da diferença de potencial em uma célula ocorrem devido ao trânsito de íons por meio da abertura de canais na membrana plasmática.
16) Um neurônio é excitado por um impulso elétrico a partir da energia fornecida pelo núcleo da célula. Considerando que durante esse impulso cerca de 106 íons Na+ penetram a membrana plasmática em 1 ms, gera-se uma corrente elétrica de 1,6×10-13 A.



Resposta
01 + 02 + 04 + 08 = 15

ATENÇÃO: Crianças devem contar com a supervisão de um adulto para realizar qualquer atividade proposta neste site.
Nós usamos cookies. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar