Banco de questões – Citologia – Órgão vomeronasal

por Experimentoteca

[PUC-Campinas 2011]

Investigando o sistema olfativo dos camundongos, o biólogo brasileiro Fábio Papes, em parceria com o Instituto de Pesquisa Scripps, na Califórnia, notou que algo no odor exalado pelos predadores estimulava uma área nasal específica: o chamado órgão vomeronasal, uma estrutura formada por alguns milhares de células nervosas capazes de captar a informação química carregada pelo ar e transformá-la em impulsos elétricos, resultando nos impulsos cerebrais do medo.

Para descobrir se esse órgão participava apenas na identificação do cheiro dos predadores ou se atuava na identificação de outros odores desagradáveis, os testes foram repetidos expondo camundongos ao naftaleno, o principal componente das pastilhas de naftalina, liberado na queima da madeira e associado por animais ao odor do fogo. Tanto os roedores com vomeronasal ativo quanto os com órgão desativado (camundongos transgênicos), evitaram a gaze com naftaleno, sinal de que os neurônios desligados agiam na identificação dos inimigos naturais.

(Adaptado: Revista Pesquisa Fapesp, junho de 2010, p. 53)

Pesquisadores demonstraram que estímulos químicos provenientes da urina de machos de camundongos desencadeiam alterações no comportamento reprodutivo de fêmeas. Essa resposta é produzida quando a membrana de neurônios receptores do órgão vomeronasal capta os estímulos químicos e desencadeia um impulso nervoso.
Sobre esse fenômeno é correto afirmar que

  1. a bicamada lipídica é a responsável por captar os estí- mulos químicos e por desencadear o impulso nervoso através do fluxo de Ca2+.
  2. as proteínas integrais captam o estímulo químico enquanto o glicocálix controla o fluxo de Na+ e K+ desencadeando o impulso nervoso.
  3. a camada externa de lipídios da membrana celular capta os estímulos químicos enquanto as proteínas a ela associadas desencadeiam o impulso nervoso.
  4. as proteínas periféricas da membrana captam o estímulo enquanto a bicamada lipídica controla o fluxo de Na+ e K+.
  5. as proteínas presentes na membrana são responsáveis por captar os estímulos químicos e promover o impulso nervoso controlando o fluxo de Na+ e K+.


Resposta
as proteínas presentes na membrana são responsáveis por captar os estímulos químicos e promover o impulso nervoso controlando o fluxo de Na+ e K+.

ATENÇÃO: Crianças devem contar com a supervisão de um adulto para realizar qualquer atividade proposta neste site.
Nós usamos cookies. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar