Banco de questões – Ecologia – Tsunami marrom

por Experimentoteca

[UEM 2015] Em 15/11/2015, a Folha de São Paulo publicou a seguinte manchete: “Tragédia em Minas Gerais deve secar rios e criar ‘desertos de lama’”. A notícia refere-se ao fato de que toneladas de lama (cerca de sessenta bilhões de litros de rejeitos de mineração) vazaram com o rompimento de duas barragens da empresa mineradora Samarco. Mais de 500 km da bacia do Rio Doce ficaram encobertos pelo “tsunami marrom”.

Sobre os aspectos ecológicos que envolvem este acidente é correto afirmar que

01) os metais pesados, como o mercúrio, presentes nos rejeitos derramados, são prejudiciais ao ambiente por não serem biodegradáveis e por se concentrarem ao longo das cadeias alimentares.
02) as plantas não sobreviverão, pois a absorção de água pelas folhas será drasticamente reduzida, pelo fato de estarem soterradas.
04) apesar de a água estar turva, os peixes conseguirão filtrá-la através de suas brânquias.
08) os organismos que conseguirem se instalar nos locais afetados, iniciando uma colonização, são chamados de espécies pioneiras.
16) a lama que se misturou às águas do rio dificulta a entrada de luz solar, alterando o pH e impedindo que as algas façam a fotossíntese. Esse processo é conhecido como eutrofização.



Resposta
01 + 08 = 09

ATENÇÃO: Crianças devem contar com a supervisão de um adulto para realizar qualquer atividade proposta neste site.
Nós usamos cookies. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar