Banco de questões – Evolução – Final da Era Paleozoica

por Experimentoteca

[PUC-Campinas 2016] Texto I

REGISTROS DE UM MAR LETAL

Uma análise química de rochas calcárias coletadas nos Emirados Árabes é o indício mais contundente até agora de que o pior evento de extinção em massa da Terra pode ter sido causado pela acidificação dos oceanos − o mesmo processo que o excesso de gás carbônico produzido pela humanidade provoca nos mares. O evento aconteceu há 250 milhões de anos, quando 90% das espécies biológicas foram extintas, especialmente as de vida marinha. Uma equipe internacional de geólogos analisou o conteúdo de isótopos de boro e de outros elementos de rochas que se formaram a partir da precipitação de carbonato de cálcio no fundo do mar durante o evento de extinção. A análise concluiu que, durante um período de 5 mil anos, a água do mar chegou a ficar 10 vezes mais ácida devido ao gás carbônico dissolvido, devido a um evento de vulcanismo nos continentes da época. A acidez é letal para diversas criaturas marinhas, pois dificulta a absorção de cálcio.

(Adaptado de: Revista Pesquisa FAPESP, n. 232, p. 15)

Atenção: Para responder esta questão, utilize o Texto I e a figura abaixo.

final da era paleozoica

A grande extinção a que se refere o texto marca o final da Era Paleozoica, durante a qual ocorreram diversos eventos importantes na história da vida em nosso planeta. A figura refere-se a um desses eventos: a ocupação do ambiente terrestre por anfíbios e artrópodes.

a. Compare esses dois grupos quanto ao revestimento do epitélio externo e sua eficiência para o ambiente terrestre.
b. Ao final do Paleozoico as pteridófitas e as coníferas eram bastante abundantes. Qual a principal novidade evolutiva de cada um destes grupos associadas à vida no ambiente terrestre?
c. Indique dois filos de invertebrados que teriam sofrido com o aumento da acidez da água do mar. Justifique sua resposta.



ATENÇÃO: Crianças devem contar com a supervisão de um adulto para realizar qualquer atividade proposta neste site.
Nós usamos cookies. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar