Banco de questões – Zoologia – Centopeias

por Experimentoteca

[PUC-Campinas 2017] Para responder a esta questão, utilize o Texto II.

Texto II

O VENENO QUE CURA

Com o veneno extraído de animais peçonhentos, como cobras, centopeias e aranhas, o cientista Glenn King, da universidade australiana de Queenland, trabalha para encontrar substâncias que tenham utilidade na fabricação de analgésicos. Ele usou uma toxina encontrada na centopeia-chinesa-de-cabeça-vermelha para atenuar a dor de camundongos lesionados, sem causar nenhum efeito colateral na pressão sanguínea, na função motora ou na frequência cardíaca dos roedores. De acordo com os estudos, o veneno desses animais conta com cadeias de aminoácidos responsáveis por regular a atividade de receptores neurais (…). Com isso, a indústria farmacêutica substituiria drogas que causam dependência, como a morfina.

(Adaptado de: Galileu, maio de 2016)

a. Considerando que o veneno de cobras, centopeias e aranhas é uma adaptação ao seu hábito predador, explique por que a presença de veneno pode exemplificar uma convergência evolutiva. Explique os mecanismos que propiciam a convergência evolutiva.

b. O controle da pressão sanguínea faz parte dos mecanismos homeostáticos de animais. Nos humanos, quais são os sistemas responsáveis pela homeostasia?

c. A figura abaixo apresenta as mudanças no tamanho de uma centopeia, um artrópode ametábolo, ao longo de seu desenvolvimento. Explique o que acontece com a centopeia nas etapas I a IV.

mudanças no tamanho de uma centopeia



ATENÇÃO: Crianças devem contar com a supervisão de um adulto para realizar qualquer atividade proposta neste site.
Nós usamos cookies. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar