Banco de questões – Zoologia – Extermínio de serpentes

por Experimentoteca

[UEM 2016] “Aqui tem boipeva, cruzeira, caninana, cobra verde, cipó, muçurana. Tinha muita, mas diminuiu uns 40% de uns 15 anos para cá… Já ouvi dizer que serpente mama em vaca e até em mulher que tem criança pequena.” (Retirado de “A coral que ninguém viu” em http://www.oeco.org.br/reportagens/1261-oeco_13392/. Acesso em 24/04/2016). O extermínio desenfreado de serpentes, peçonhentas ou não, motivado por crendices populares como a apresentada favoreceu a proliferação de espécies indesejáveis para o homem, como os ratos, que se tornaram abundantes na cidade. Com base no texto e nos conhecimentos de zoologia, ecologia e fisiologia humana, assinale o que for correto.

01) Por preferirem ambientes quentes, as serpentes e os ratos são ectotérmicos, pois em temperaturas ambientais baixas apresentam temperaturas corporais também baixas.
02) A excreção de ácido úrico, substância de baixa toxicidade e pouco solúvel, é uma adaptação para que as serpentes possam habitar ambientes terrestres.
04) A proliferação de ratos foi decorrente do extermínio desenfreado das serpentes, seus predadores.
08) A peçonha das serpentes contém neurotoxinas que atacam o sistema nervoso periférico autonômo de humanos, podendo causar paradas respiratórias e cardíacas.
16) À medida que a população de ratos na cidade cresce, a resistência do meio tende a diminuir.



Resposta
02 + 04 + 08 = 14

ATENÇÃO: Crianças devem contar com a supervisão de um adulto para realizar qualquer atividade proposta neste site.
Nós usamos cookies. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar