[UFSM 2010]
Cerca de 2/3 das calorias consumidas pela humanidade vêm de plantas (…) – como o trigo, o arroz e o milho – cujas sementes são envolvidas pelo endosperma.
(…) Todas as grandes civilizações do mundo, exceto os Maori da Nova Zelândia, floresceram na dependência de endospermas triploides” (Ciência Hoje on-line, 01/02/02).
Com referência a esse texto, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) em cada afirmativa.
( ) Somente as plantas que produzem frutos podem possuir endosperma.
( ) A semente não é “envolvida” pelo endosperma – esse tecido compõe, com o embrião, o interior da semente.
( ) Entre os nomes dos grandes grupos vegetais, somente a palavra “angiospermas” poderia substituir adequadamente, no texto acima, as palavras “endospermas triploides”.
A sequência correta é
- V – F – F.
- V – V – F.
- V – F – V.
- F – V – V.
- F – F – V.
[UFMG 2010] As plantas insetívoras, ou carnívoras, vivem, geralmente, em solos pobres em nutrientes.
Com base nessa informação e em outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que as plantas insetívoras
- podem realizar respiração celular.
- são consideradas produtores primários.
- usam matéria orgânica de suas presas para fotossíntese.
- utilizam nutrientes das presas no seu metabolismo.
[Enem 2010] Um ambiente capaz de asfixiar todos os animais conhecidos do planeta foi colonizado por pelo menos três espécies diferentes de invertebrados marinhos. Descobertos a mais de 3.000 m de profundidade no Mediterrâneo, eles são os primeiros membros do reino animal a prosperar mesmo diante da ausência total de oxigênio. Até agora, achava-se que só bactérias pudessem ter esse estilo de vida. Não admira que os bichos pertençam a um grupo pouco conhecido, o dos loricíferos, que mal chegam a 1,0 mm. Apesar do tamanho, possuem cabeça, boca, sistema digestivo e uma carapaça. A adaptação dos bichos à vida no sufoco é tão profunda que suas células dispensaram as chamadas mitocôndrias.
LOPES, R. J. Italianos descobrem animal que vive em água sem oxigênio. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 abr. 2010 (adaptado).
Que substâncias poderiam ter a mesma função do O2 na respiração celular realizada pelos loricíferos?
- S e CH4
- S e NO3–
- H2 e NO3–
- CO2 e CH4
- H2 e CO2
[IFSP 2010] As enzimas são substâncias orgânicas, que catalisam reações biológicas pouco espontâneas e muito lentas. Assim, na presença de uma enzima catalisadora, a velocidade da reação é mais rápida e a energia utilizada é menor. A grande especificidade de uma enzima é determinada pelo seu tamanho e pela sua forma tridimensional, formando regiões de afinidade (centro ativo) com os reagentes (substratos).
O esquema a seguir mostra, de forma simplificada, uma enzima e seu substrato. Neste caso, a reação química acelerada pela enzima é uma lise, ou seja, uma reação de quebra da molécula.
Se o esquema representar o que acontece no estômago após a chegada do alimento, assinale a alternativa que apresenta corretamente as moléculas de enzima, o substrato e os produtos, além das condições capazes de ativar a reação.
- Enzima: amilase salivar | Substrato: amido | Produtos: sacarose e maltose | Condições de ativação: pH básico
- Enzima: pepsina | Substrato: proteína | Produtos: peptonas | Condições de ativação: pH ácido
- Enzima: lipase | Substrato: gordura | Produtos: ácido graxo e clorídrico | Condições de ativação: pH ácido
- Enzima: ptialina | Substrato: proteína | Produtos: peptídeo e aminoácido | Condições de ativação: pH básico
- Enzima: tripsina | Substrato: lipídio | Produtos: nucleotídeos | Condições de ativação: pH ácido
[UNESP 2010]
Devido à sua composição química – a membrana é formada por lipídios e proteínas – ela é permeável a muitas substâncias de natureza semelhante. Alguns íons também entram e saem da membrana com facilidade, devido ao seu tamanho. … No entanto, certas moléculas grandes precisam de uma ajudinha extra para entrar na célula. Essa ajudinha envolve uma espécie de porteiro, que examina o que está fora e o ajuda a entrar.
(Solange Soares de Camargo, in Biologia, Ensino Médio. 1.ª série, volume 1, SEE/SP, 2009.)
No texto, e na ordem em que aparecem, a autora se refere
- ao modelo mosaico-fluído da membrana plasmática, à difusão e ao transporte ativo.
- ao modelo mosaico-fluído da membrana plasmática, à osmose e ao transporte passivo.
- à permeabilidade seletiva da membrana plasmática, ao transporte ativo e ao transporte passivo.
- aos poros da membrana plasmática, à osmose e à difusão facilitada.
- aos poros da membrana plasmática, à difusão e à permeabilidade seletiva da membrana.