Documentário: Margaret Mee e a flor da lua

por Experimentoteca

Margaret Mee foi uma extraordinária ilustradora científica, especializada em botânica, que viveu no Brasil por 35 anos. Miss Margaret, como era conhecida, começou sua carreira como artista plástica modernista em seu país de origem, a Inglaterra. Veio ao Brasil em 1952 para ensinar arte na Escola Britânica de São Paulo e pouco tempo depois já estava produzindo ilustrações para o Instituto de Botânica de São Paulo.

O documentário mostra a trajetória de Margaret Mee no Brasil, em especial o período em que ela morou no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Nesta fase de sua vida a artista organizou uma série de quinze expedições à região do Rio Negro, na Amazônia, para ilustrar a flora nativa. Um de seus objetivos era observar a rara Flor da Lua (Strophocactus wittii), uma planta epífita da família dos cactos, encontrada no alto das árvores e que desabrocha somente à noite.

Sempre muito elegante e com um estilo marcante, Margaret Mee começou a desbravar a Amazônia aos 47 anos de idade. Suas aventuras estão registradas em vários diários. No documentário podemos escutar alguns trechos especialmente poéticos destes textos, narrados por Patricia Pillar.

Considerada um pouco excêntrica por seus vizinhos de Santa Teresa, Margaret também era ativista e sempre alertava sobre a necessidade de preservar a Amazônia em seus discursos e em cartas que enviava para políticos (como o presidente Geisel). Em depoimentos de colegas de trabalho, amigos e de ilustradores científicos que foram influenciados pela obra de Margaret, podemos perceber como ela era especial e estava à frente de seu tempo.

Margaret Mee e a flor da lua

Ano: 2013

País: Brasil

Classificação: livre

Duração: 78 min

Você também pode se interessar por

Deixe um comentário!

ATENÇÃO: Crianças devem contar com a supervisão de um adulto para realizar qualquer atividade proposta neste site.
Nós usamos cookies. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar