Dos girassóis de Van Gogh à um grupo de ativistas que derrubavam macieiras nos EUA, este livro traz uma coletânea de fatos e curiosidades sobre as mais diversas relações entre as plantas e a humanidade. Afinal, além de servir como alimento, as plantas também dão origem a medicamentos, drogas, tintas, tecidos, utensílios domésticos… Uma variedade de usos que influenciou muito nossa história.
Em linguagem bastante informal, o biólogo Luiz Mors Cabral aproveita experiências pessoais em viagens, conversas com colegas e atividades cotidianas para apresentar diversas plantas que moldaram nossas civilizações. Por exemplo, uma visita despretensiosa à uma exposição de moedas nos leva a conhecer uma importante erva com propriedades medicinais chamada laserpício. Já a regravação de uma música é desculpa para falar de azinheiras, carvalhos e bugalhos (literalmente!). E um bate papo com o avô, que como o autor também era pesquisador, é o gancho para explicar a origem das famosas “garrafadas” brasileiras e falar de plantas com atividades antiofídicas (ou seja, com potencial para minimizar os efeitos do veneno de cobras).
“Plantas e civilização” foi finalista do prêmio Jabuti de 2017, nas categorias “Ilustração” e “Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática”. É uma leitura leve e rápida, que deve agradar mesmo quem não se interessa tanto por botânica ou ciências.
Título: Plantas e civilização – Fascinantes histórias da etnobotânica
Autor: Luiz Mors Cabral
Ano da edição: 2019
Editora: Edições de Janeiro