Neste jogo simulamos como a disponibilidade de alimentos no ambiente influencia a sobrevivência das espécies de aves. É um ótimo ponto de partida para falar de nichos ecológicos, seleção natural e evolução.
Para representar os recursos alimentares disponíveis em um determinado ambiente, podem ser utilizadas sementes de tamanhos variados e/ou artigos para bijuterias. Estes podem ser encontrados em lojas do ramo, em uma infinidade de formatos, cores e tamanhos. Basta garimpar um pouco para encontrar borboletas, libélulas, aranhas, escorpiões, joaninhas, sapos, lagartos… As sementes podem ser substituídas por miçangas coloridas.
Para simular os diferentes formatos de bicos das aves utilizamos pinças, tesouras, alicates, prendedores de roupa. Durante o jogo os alunos percebem que alguns instrumentos são mais eficazes para manusear “alimentos” pequenos, outros são mais indicados para “alimentos” maiores.
Os “alimentos” devem ser misturados e colocados em um bandeja. Cada aluno recebe um instrumento diferente e um potinho. Quando é dada a largada, cada aluno deve tentar “capturar” o maior número de itens na bandeja e depositá-los no potinho. Ao final da rodada (determina-se um tempo de 30 a 60 segundos), os itens capturados por cada aluno são comparados. A comparação pode ser feita no “olhômetro” ou com o auxílio de uma balança de precisão (pois os itens são muito leves).
Uma opção interessante é fazer o jogo em duas rodadas, cada uma representando um ambiente diferente, mudando a variedade e a quantidade de alimentos disponíveis.
Exemplos de ambientes que podem ser comparados em cada rodada:
- mata atlântica X cerrado (ou outros biomas)
- floresta nativa X pasto ou outra área degradada
- diferentes ilhas de Galápagos
Algumas espécies de aves terão maiores chances de sobrevivência em um ambiente do que em outro, e vice-e-versa. Também pode acontecer que um determinado formato de bico é muito eficiente para pegar diversos tipos de alimentos e esta ave se dar bem nos dois ambientes.
Se o objetivo da aula é falar de evolução, vale a pena comentar o caso dos tentilhões encontrados nas ilhas de Galápagos, estudados por Darwin no século XIX. Em cada ilha existem diferentes fontes de alimento, resultando em diferentes pressões seletivas sobre os tentilhões que vivem no arquipélago. Darwin observou que as espécies de tentilhões encontradas em cada ilha são diferentes e extremamente adaptadas ao alimento disponível. Isso se reflete no formato de seus bicos.
32 Comentários
Material rico de conhecimento, jogo interessante para estimular a aprendizagem e ainda ajudar na concentração e coordenação, ampliando a imaginação e curiosidades, parabéns.
Adorei a dinâmica, e uma ótima forma de estimular o interesse dos nossos futuros alunos no aprendizado dentro de sala de aula.
A proposta é bem diferente e interessante. Vivenciar a dificuldade de “caçar” a presa com bico incompatíveis estimula o aluno a discussão.
Gostei muito foi,uma proposta boa e interessante.
Muito interessante essa dinâmica aplicada na caça de objetos com diferentes bicos. Estimula a aprendizagem de maneira bem lúdica.
Tema muito interessante. instigou ainda mais minha curiosidade e interesse em fazer pesquisas.
Muito interessante e estimula a curiosidade e a aprendizagem.
A proposta com massinha é muito interessante, atua bastante no conhecimento do aluno.
Adorei!!! É de grande estimulo e curiosidade para os alunos.
Jussara
12/8/2021
Proposta de aula muito interessante, pois despertar a curiosidade e a importância do evolução da espécies e do meio ambiente.
Uma proposta diferente com um jogo interessante para estimular a aprendizagem e concentração dos alunos, pois estimula a aprendizagem de maneira lúdica.
Material excelente, com informações perfeitas e enriquece o nosso conhecimento.
Um jogo diferente ajuda ao desenvolvimento do aluno.
Muito interessante essa dinâmica aplicada na caça de objetos com diferentes bicos. Estimula a aprendizagem de maneira bem lúdica, eles gostam muito de atividades diferenciada e vivenciar.
Um jogo diferente , estimula a aprendizagem dos alunos!
Excelente , deixa aquela vontade de aprender mais, vivenciar e explorar.
É muito bom trabalhar com aulas práticas, em especifíco modelos, pois assim os alunos aprendem a observar os detalhes, sendo assim pesquisam mais sobre o assunto, tornando mais compreensível, além de didático, pois não basta decorar e sim entender o porque e para quê.
muito interessante e desperta uma curiosidade em nossos alunos
Gostei da dinamica, a aula se torna muito mais interativa, e os alunos passam a fazer observações interessantes sobre os hábitos alimentares dos animais com diferentes bicos, através dos materiais utilizados.
Adorei o material desperta nossa curiosidade e estimula o aprendizado.
muito interessante e desperta uma curiosidade em nossos alunos
Trabalhar com aulas práticas com esse assunto desperta nos dissentes a vontade de aprende mais,
Acho muito interessante e divertido levar para a sala , aulas práticas chamar atenção das crianças para objetos em formas de bico mostrando como seria as aves em seu habitar e como se alimentam !
Trabalhar em sala de aula com esses materiais com crianças e adolescentes e muito bom crianças gosto do colorido de estar se divertindo!
É muito bom trabalhar com experimentos , aulas práticas ,aguça mais o interesse dos alunos assim como a interação professor e aluno.
Tudo novo para mim. Mas estou amando trabalhar experimento com meus alunos.
A vontade de aprender é cada vez maior!
Adorei! Muito bom para ser trabalhado em sala de aula.
Amei! Os alunos vão achar bem interessante!
Muito interessante, pois chana e prende a atenção das crianças, achei difícil mas muito bom, criativo, desperta a imediatividade.
Muito interessantee, bem lúdico e os alunos precisam dessa descontração para as aulas não serem maçantes
Os materiais propostos são ótimos, temos várias opções para apresentar para os alunos. Com essas atividades os alunos aprendem brincando.