Mitose, massa de modelar e stop motion

por Experimentoteca

A técnica de animação por stop motion (quadro a quadro) é um ótimo recurso para explicar processos biológicos, principalmente aqueles que ocorrem em muitas etapas e deixam todos confusos. Com pouquíssimos materiais os alunos conseguem fazer produções caseiras muito simpáticas. Basta construir um modelo (neste caso, uma célula animal) e movimentar suas partes lentamente, fotografando cada mudança mínima de posição. Quanto mais fotos, melhor fica o resultado. Para ter uma ideia, o vídeo acima foi produzido com 317 fotografias.

Depois as fotos precisam ser ordenadas em um programa de edição, como o Windows Movie Maker. Este software já vem com a instalação padrão do Windows e é bem fácil de usar. Resumidamente, basta selecionar as fotos que farão parte do vídeo e ajustar o tempo em que elas serão exibidas. O áudio pode ser adicionado depois, no próprio YouTube. Lá existe uma lista enorme de músicas que podem ser utilizadas sem infringir nenhum direito autoral.

Outra opção interessante é usar o celular. Existem muitos aplicativos gratuitos para produzir animações em stop motion, como o Stop Motion Maker – KomaDori L e o PicPac – Stop Motion+ Time Lapse. Muito intuitivos, estes aplicativos permitem tanto fotografar como editar o vídeo, tudo no próprio celular. Alguns apps oferecem o recurso “onion skin” ou “ghost“, que sobrepõem a última foto tirada com a imagem em tempo real da câmera, facilitando bastante o trabalho.

A atividade é divertida, mas não se engane. Pode tomar muitas horas. Se optar por fazer em sala de aula, procure disponibilizar pelo menos 3 aulas seguidas (que tal combinar com o professor de artes uma atividade em conjunto?). A vantagem é que o professor já pode ir tirando as dúvidas dos alunos, que surgem (aos montes) ao longo da construção do vídeo.

massa de modelar oferece muitas possibilidades, mas outros materiais também podem ser utilizados: papel, clips, barbante, palitos de dente, desenhos à lápis ou na lousa, guloseimas…

Professor, já fez esta atividade com seus alunos? Envie os links dos vídeos produzidos pra gente ver! Você pode utilizar os comentários abaixo, assim outros professores também poderão acessá-los.

Você também pode se interessar por

2 Comentários

Geisiane 2 de setembro de 2017 - 12:19

Sou estudante de ciências biológicas e gostaria de ter exemplos de experimentos para realizar atividades praticas e teoricas

Resposta
Francieli 19 de julho de 2018 - 10:38

Faço essa atividade com minhas turmas e os resultados são bem satisfatórios. Os trabalhos ficam bonitos, os alunos se empenham e ensinar divisão celular fica mais atrativo.

Resposta

Deixe um comentário!

ATENÇÃO: Crianças devem contar com a supervisão de um adulto para realizar qualquer atividade proposta neste site.
Nós usamos cookies. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar