Livro: Cartas a um jovem cientista

por Experimentoteca
cartas a um jovem cientista

Edward O. Wilson é um nome muito conhecido entre os biólogos. Na década de 50 ele foi pioneiro no estudo da evolução do comportamento social das formigas, alimentando grandes debates dentro de uma área da ciência denominada Sociobiologia.

Em seu livro “Cartas a um jovem cientista”, Edward O. Wilson comenta sua trajetória profissional e dá algumas dicas para aqueles que pretendem seguir a carreira acadêmica. Seu interesse pelo mundo natural surgiu quando ele ainda era criança e as atividades das quais participava como escoteiro foram um grande incentivo para se aprofundar nesta área. O autor destaca que, apesar de ter sido um aluno mediano, sua infância foi determinante na escolha da profissão. De fato, ele acredita que dificuldades na escola ou medo de matemática não deveriam ser considerados empecilhos para jovens que queiram se tornar cientistas.

O livro é formado por vários capítulos curtos, de leitura fácil e rápida. Sempre de cunho muito pessoal, alguns textos tratam do que é a Ciência, do método científico, do ego e da competitividade entre pesquisadores, da importância de se encontrar um bom mentor/orientador. Embora o livro seja destinado a futuros cientistas de todas as áreas, Edward O. Wilson enfatiza temas da Biologia e, claro, faz muitas referências às suas amadas formigas. O entomólogo comenta que a escolha das formigas como objeto de estudo foi quase casual (inicialmente ele pretendia pesquisar as pequenas moscas de cores metalizadas da família Dolichopodidae), mas que foi crucial para seu desenvolvimento como cientista. Isso porque na época havia pouquíssimas pessoas pesquisando a família Formicidae, à qual pertencem as formigas. De modo geral, ele sugere que cientistas em início de carreira escolham terrenos menos habitados na academia, pois há maior potencial para crescimento profissional em áreas pouco exploradas do que o que quer que esteja “na moda” e saturado de pesquisadores.

Qualquer que seja a área escolhida, Edward O. Wilson considera os cientistas de hoje verdadeiros desbravadores. Em um planeta que já teve toda sua superfície investigada pelos antigos exploradores ou por modernos satélites, “(…) Biólogos e naturalistas, tanto profissionais quanto amadores, que trabalham para descobrir espécies e mapear a biosfera, estão entre os verdadeiros exploradores da Terra que restaram“.

Título: Cartas a um jovem cientista
Autor: Edward O. Wilson
Ano da edição: 2015
Editora: Companhia das Letras

Você também pode se interessar por

Deixe um comentário!

ATENÇÃO: Crianças devem contar com a supervisão de um adulto para realizar qualquer atividade proposta neste site.
Nós usamos cookies. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar