Livro: Formigas em ação

por Experimentoteca
formigas em ação

As formigas têm uma rainha, tal qual as abelhas. E, como nas abelhas, essa rainha não governa ninguém. Um formigueiro é um conjunto de milhares de formigas que se organizam sem a necessidade de um líder. Cada qual “sabe” o que é necessário ser feito. E é isso que as torna tão incríveis. Deborah Gordon é pesquisadora da Stanford University e estuda formigas há mais de 20 anos. No livro Formigas em Ação ela traz em uma linguagem acessível todas as curiosidades e os mistérios que rondam o microcosmo das formigas. Como começa um formigueiro? Como uma formiga encontra sua comida e informa sua localização e quantidade às demais colegas? Como elas dividem suas tarefas? Existem guerras entre formigueiros?

Nenhuma formiga é capaz de avaliar as necessidades globais da colônia, ou de contar quantas operárias estão engajadas em cada tarefa e quantas deveriam ser remanejadas. As capacidades dos indivíduos são limitadas. Cada operária só precisa tomar decisões razoavelmente simples. Há indícios abundantes, por todo o campo da física, das ciências sociais e da biologia, de que esses comportamentos simples de indivíduos podem levar a padrões previsíveis no comportamento de grupos.

(Deborah Gordon, Formigas em ação, pág. 99)

O livro tem apenas um pequeno porém: toda a pesquisa de Gordon é baseada em formigas coletoras de sementes (Pogonomyrmex sp e Ephebomyrmex sp). E este tipo de formiga não ocorre no Brasil. Mas as informações básicas do funcionamento de um formigueiro valem para todas as espécies.

Aqui, em terras tropicais, vale a pena pesquisar sobre as formigas cortadeiras, popularmente conhecidas como saúvas (Atta sp) e quenquéns (Acromyrmex sp). Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, estas formigas não comem as folhas. Na verdade, elas comem um fungo que é cultivado com muito cuidado sobre os pedaços de folhas.

Formigas em ação

Título: Formigas em ação – Como se organiza uma sociedade de insetos
Autora: Deborah Gordon
Ano da edição: 2002
Editora: Zahar

Você também pode se interessar por

1 Comentário

André 26 de novembro de 2017 - 18:49

Existe um link p download do livro?!

Resposta

Deixe um comentário!

ATENÇÃO: Crianças devem contar com a supervisão de um adulto para realizar qualquer atividade proposta neste site.
Nós usamos cookies. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar