Experimento: demonstração da osmose no ovo

por Experimentoteca

A osmose é um fenômeno natural em que a água (solvente) passa através de uma membrana semipermeável (ou seja, que permite a passagem do solvente, mas não do soluto), sempre no sentido do meio menos concentrado (hipotônico) para o meio mais concentrado (hipertônico). Esse é um processo natural que ocorre nas células sem nenhum gasto de energia.

Neste experimento vamos demonstrar a osmose utilizando a membrana do ovo de galinha (localizada logo abaixo da casca) como exemplo de membrana semipermeável. Após a remoção da casca, os ovos serão submetidos à duas situações diferentes: um ovo será mergulhado em uma solução hipotônica (água pura) e o outro ovo será mergulhado em uma solução hipertônica (água com açúcar).

Materiais necessários:
  • 2 ovos de galinha, de mesmo tamanho
  • 2 recipientes de vidro
  • vinagre branco ou vinagre de álcool
  • áçucar
  • água quente
  • água em temperatura ambiente
  • papel alumínio
Procedimento:
  1. Coloque os dois ovos em um recipiente de vidro e adicione vinagre até que cubra os ovos completamente. Tampe o recipiente com papel alumínio e aguarde aproximadamente 24 horas.
  2. Retire os ovos do vinagre com cuidado e lave sob água corrente, deixando a membrana exposta.
  3. Prepare uma solução bastante concentrada de água com açúcar. Cerca de 100g de açúcar para cada 80ml de água quente. Agite a solução até dissolver o açúcar completamente. Prepare esta solução em uma quantidade suficiente para cobrir completamente o ovo dentro do recipiente de vidro. Deixe esfriar até chegar na temperatura ambiente.
  4. Coloque cada ovo em um recipiente de vidro. Um recipiente será preenchido com água pura, o outro receberá a solução de água com açúcar preparada anteriormente. Adicione os líquidos em quantidade suficiente para cobrir os ovos completamente. Tampe os recipientes com papel alumínio e aguarde entre 24 e 48 horas.
  5. Retire os ovos dos recipientes e compare os tamanhos. O ovo que ficou imerso em água pura deve ter inchado, aumentando de volume. Já o ovo que ficou imerso em água com açúcar deve ter murchado, tendo seu volume reduzido.

O carbonato de cálcio que forma a maior parte da casca rígida do ovo reage com o ácido acético do vinagre, produzindo acetato de cálcio, gás carbônico e água. A grande quantidade de bolhas observadas quando os ovos encontram-se imersos em vinagre são formadas pelo gás carbônico que resulta desta reação. Como resultado temos a descalcificação da casca do ovo, expondo a membrana interna.

Quando mergulhamos um destes ovos desprovidos de casca em água pura, o meio interno do ovo (clara e gema) é mais concentrado do que o meio externo do ovo (água), de modo que a osmose resulta na movimentação da água de fora para dentro do ovo. O ovo aumenta de volume, uma vez que a membrana semipermeável também é razoavelmente elástica.

Quando mergulhamos o outro ovo desprovido de casca em água com açúcar, o meio interno do ovo (clara e gema) é menos concentrado do que o meio externo (solução supersaturada de água com açúcar), de modo que a osmose resulta na movimentação de água de dentro para fora do ovo, que perde volume e murcha.

Você também pode se interessar por

Deixe um comentário!

ATENÇÃO: Crianças devem contar com a supervisão de um adulto para realizar qualquer atividade proposta neste site.
Nós usamos cookies. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar