Experimento: detecção de amido nos alimentos

por Experimentoteca

O amido é um carboidrato produzido pelas plantas a partir da combinação de muitas moléculas de glicose, que por sua vez são um produto da fotossíntese. O amido consiste, portanto, em uma macromolécula (mais precisamente um polissacarídeo) e é um importante material de reserva dos vegetais, podendo ser quebrado em açúcares menores quando a planta necessita de uma fonte de energia suplementar. Em tubérculos, como a batata, o amido é encontrado em grande quantidade, armazenado dentro das células em organelas especializadas chamadas de amiloplastos.

Esta experiência baseia-se num fenômeno interessante: o amido interage com o iodo formando um complexo de cor azul-arroxeada. Esta reação de complexação é extremamente rápida e fácil de observar. Desta maneira, o iodo pode ser utilizado como um indicador de amido nos alimentos.

Materiais necessários:
  • Tintura de iodo (vendida em farmácias, também pode-se utilizar lugol)
  • Água
  • Conta-gotas
  • Potes de plástico ou vidro
  • Amido de milho (ou fécula de batata)
  • Sal
  • Alimentos diversos, de origem animal e vegetal, preferencialmente de cores claras (sugestões: farinha de trigo, açúcar, clara de ovo, leite, coco ralado, arroz, manteiga, sagu, batata, pão, óleo vegetal, macarrão…)
Procedimento:
  1. Diluir algumas gotas de tintura de iodo em um pouco de água. Aproximadamente 10-15 gotas para um copinho de café cheio de água. A tintura de iodo também pode ser utilizada pura para realizar o experimento, mas quanto mais concentrada, mais difícil é o observação dos tons de azul e violeta que são formados na reação com o amido (que acabam sendo visualizados como preto).
  2. Separar uma amostra de amido de milho, que servirá como controle positivo.
  3. Separar uma amostra de sal, que servirá como controle negativo.
  4. Separar amostras dos alimentos selecionados. Cuidado para não contaminar um alimento com o outro.
  5. Pingar algumas gotas da tintura de iodo diluída sobre cada amostra de alimento e observar se ocorre mundança de cor. Alimentos ricos em amido vão se tornar azul-arroxeados (quase preto dependendo da concentração da tintura de iodo).
Amostras de diversos alimentos, de origem vegetal e animal
Resultado do experimento: o amido está presente nas amostras de amido de milho (controle positivo), arroz, farinha de trigo, sagu e batata.

Como confirmado pelos resultados do experimento, o amido é um carboidrato produzido exclusivamente pelas plantas e está presente em muitos alimentos que consumimos.

Testes semelhantes a este são utilizados por agências regulatórias para avaliar a qualidade de alimentos ou detectar fraudes. O iodo é utilizado como indicador da presença de amido em leite adulterado, por exemplo.

Observação: a tintura de iodo 2% vendida nas farmácias é uma solução de iodo, iodeto de potássio, álcool e água. É empregada como antisséptico há muitas décadas, mas algumas pessoas podem apresentar alergia a compostos de iodo.

Você também pode se interessar por

Deixe um comentário!

ATENÇÃO: Crianças devem contar com a supervisão de um adulto para realizar qualquer atividade proposta neste site.
Nós usamos cookies. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar