Substâncias alelopáticas (ou aleloquímicos) são substâncias químicas produzidas por um organismo que podem prejudicar ou favorecer outro organismo. O eucalipto, árvore nativa da Austrália, é um ótimo exemplo de alelopatia. Suas folhas contêm substâncias que impedem ou reduzem a germinação de sementes de algumas espécies de plantas. Muitas pesquisas demonstram que os aleloquímicos produzidos pelo eucalipto podem prejudicar o cultivo de algumas hortaliças.
Materiais necessários:
- Liquidificador
- Folhas de eucalipto
- 4 Placas de Petri
- Um pode de vidro com tampa
- Água
- Peneira
- Filtros de papel (daqueles para café) ou papel de filtro específico para laboratório
- Sementes de alface
- Sementes de tomate
- Tesoura, lápis, caneta
- Pinça
- Seringa ou pipeta
Procedimento:
- Corte o papel de filtro para forrar o fundo das placas de petri. Se utilizar filtro para café, utilize duas camadas por placa. Se utilizar papel de filtro específico para uso em laboratório (que é mais grosso) pode utilizar apenas uma camada.
- Identifique as placas de petri: Sementes de alface + água / Sementes de alface + extrato de eucalipto / Sementes de tomate + água / Sementes de tomate + extrato de eucalipto
- Prepare o extrato de folha de eucalipto. Coloque uma porção de folhas no liquidificador junto com água, em uma proporção de mais ou menos 1:4. Bata por 3 minutos e depois coe em uma peneira de malha fina.
- Com o auxílio de uma pinça, coloque 25 sementes em cada placa de petri (de alface ou tomate, conforme a identificação da placa).
- Nas placas do grupo controle (regado com água), acrescente 4ml* de água. Utilize uma seringa ou pipeta.
- Nas placas do grupo experimental (regado com extrato de folhas de eucalipto) acrescente 4ml* de extrato.
- Tampe as placas de petri e mantenha em local iluminado, mas não sob sol direto. Observe dia à dia o número de sementes que germinam em cada placa. Consideramos que uma semente germinou quando há a emissão de sua radícula. Mantenha o papel de filtro sempre úmido.
(*) O volume de água pode variar conforme o tamanho da placa de petri. Teste antes de realizar o experimento quanto líquido é necessário para molhar o papel de filtro sem que, no entanto, ele fique encharcado.
Possíveis variações deste experimento:
- Faça o experimento com sementes de outras plantas (como rabanete, couve, repolho, feijão…)
- Teste o efeito do extrato de folha de eucalipto em diferentes concentrações (como 5%, 10%, 25%, 50%, 100%)
- Compare o efeito alelopático do extrato feito a partir de folhas jovens e feito a partir de folhas secas (serrapilheira)
- Além da germinação, avalie também o crescimento das plântulas, medindo com um paquímetro no final do experimento
Referências:
BEDIN, C. et al (2006) Efeito alelopático de extrato de Eucalyptus citriodora na germinação de sementes de tomate (Lycopersicum esculentum M.). Revista Científica Eletrônica de Agronomia, n. 10.
SOUZA, V. M. & CARDOSO, S. B. (2013) Efeito alelopático do extrato de folhas de Eucalyptus grandis sobre a germinação de Lactuca sativa L. (alface) Phaseolus vulgaris L.(feijão). Revista Eletrônica de Educação e Ciência, v. 3, n. 2.
YAMAGUSHI, M. Q. et al (2011) Efeito alelopático de extratos aquosos de Eucalyptus globulus Labill. e de Casearia sylvestris Sw. sobre espécies cultivadas. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 32, n. 4, p. 1361-1374
2 Comentários
Ótimos experimentos
Me ajudou muito na execução das aulas práticas de biologia
Excelente