Este é um experimento simples e de baixo custo. Pode ser feito até mesmo dentro da sala de aula, quando a escola não conta com um laboratório. O objetivo é demonstrar como a decomposição de matéria orgânica na água altera a concentração de oxigênio dissolvido, processo conhecido como eutrofização. Corpos d’água podem apresentar matéria orgânica em excesso devido ao despejo de esgoto ou o acúmulo de fertilizantes agrícolas que são arrastados junto com a água das chuvas. Baixas concentrações de oxigênio na água podem provocar a morte de peixes e outros organismos aquáticos.
Materiais necessários:
- Água
- Azul de metileno (corante que pode ser adquirido em farmácias)
- Potes de vidro com tampa
- Biscoitos
- Colher
Procedimento:
- Acrescente algumas gotas de azul de metileno à água e misture. Despeje nos potes de vidro.
- Um pote será utilizado como controle. Ao outro pote acrescente os biscoitos, ou outro tipo de alimento. Evite utilizar alimentos que apresentem muitos conservantes e/ou corantes em sua formulação.
- Tampe os potes e guarde em local protegido da luz do sol. Aguarde entre 2 e 5 dias. O tempo necessário para o início da decomposição bacteriana varia conforme o tipo de alimento utilizado e as condições de temperatura ambiente.
O azul de metileno funciona, a grosso modo, como um indicador de oxigênio na água. Conforme as bactérias consomem o oxigênio e liberam gás carbônico, o corante vai perdendo a cor e a água volta a ser transparente.
Abaixo, uma explicação mais detalhada dos processos químicos envolvidos na reação:
(…) a “decomposição anaeróbia de substâncias orgânicas é feita por processos de redução”, portanto, o Azul de Metileno, na condição de agente redutor (doador de elétrons), se oxida ao doar elétrons para as reações químicas promovidas por bactérias decompositoras que estão “retirando” o oxigênio das amostras de água ao decompor o material orgânico que possa existir nas amostras.
Monteiro & Viadana (2009) Análise de poluição da água: A técnica do azul de metileno. In: anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
Após o fim do experimento é possível deixar a solução azul novamente. Basta abrir o pote e agitar, permitindo que o oxigênio do ar se dissolva na água. No entanto não é recomendado fazer isso dentro da sala de aula, por causa do forte cheiro causado pela decomposição anaeróbia, que libera sulfetos (responsáveis pelo típico cheiro de ovo podre) e gás metano.
12 Comentários
você são uns lindos! amei os experimentos de você que vocês fiquem com deus !beijocas!!
O experimento funcionaria se outro tipo de corante fosse utilizado?
Olá Cauane!
O experimento não funcionaria com outros corantes (como os corantes alimentícios, por exemplo), pois eles não apresentam o mesmo comportamento químico do Azul de Metileno.
Ola,meu nome é Geni e vou fazer essa experiência em sala de aula para explicar a eutrofização,mas eu não entendi duas coisas,no processo químico da reação,qual é a função dos elétrons ? Ele da energia para a bactéria decompor a substância orgânica ou o que ?.? e mais o azul de metileno é um agente redutor,certo ?mas ele reduz o que na experiência??por favor alguém me responda,eu preciso dessas explicações para essa segunda,obrigada !!
As práticas disponíveis são maravilhosas. Gostaria de dar meus parabéns!!!
Por favor, quando puderem, coloquem mais vídeos
de outras experiências. Atualizem com mais conteúdos 🙂
Gostei muito das experiências sugeridas e realizadas por vs, isso colaborou muito com minhas aulas práticas..obga!!Valeu
E só isso q e pra fazer
Tem como esse experimento ser realizado em menos tempo?
Trocar o biscoito por migalha de pão,sera o mesmo resultado?
Parabéns!!! Excelente Material…. show!!!
por que um pote de controle?
Muito interessante, prática e objetiva. Parabéns!